Na minha infância e adolescência, "fazer rolo" significava trocar algum bem material por outro com alguém. Por exemplo, o João tinha um skate e o Pedro um vídeogame, e resolviam "fazer rolo", ou seja, trocarvam o skate pelo vídeogame.
Não é difícil imaginar a origem do termo. Com certeza, depois dos bens serem trocados, haveria discórdia e uma das partes exigiria (talvez sem sucesso) a anulação da troca. estava feito o rolo!
No meu último aniversário minha mãe estava na dúvida sobre o que me dar de presente. Perguntou para a Thaís e ela sugeriu:
- Ele estava querendo um rolo.
- Quê diabos é isso???
"Rolo" é como é chamada uma máquina para treinar ciclismo. Funciona como uma bicicleta ergométrica, sendo que você utiliza sua própria bicicleta. É bom para treinar em dias de chuva ou à noite, mas imagina treinar no verão dentro de um apErtamento...
Além de permitir treinar a pedalada, o rolo oferece outra coisa que não tem nada a ver com o esporte: sou PhD nas novelas das 8h da Globo!
Outro dia a Thaís estava conversando no telefone com o Seu Byra (meu sogro) e ele perguntou onde eu estava. E ela respondeu: "o Henrique tá fazendo rolo!" - o sogrão deve ter pensado na hora que eu estava brigando com os vizinhos, armando um barraco no condomínio. Ou trocando o skate por um vídeogame...
Pedalando pela internet, descobri uma foto muito legal, bem antiga, mostrando que há muito tempo se faz "rolo":
Um grande abraço a todos e um ótimo final de semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário