Há duas semanas atrás eu e a Thaís fomos assistir ao Ironman Brasil, aqui em Florianópolis.
Para quem não sabe, o Ironman é uma prova de 3.800m de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida.
Fomos assistir porque gostamos do esporte, mas principalmente para torcer para nossos amigos Mariana, Amilton, Julinha, Marcius, Rodrigo e Leandro. Nem preciso dizer que todos terminaram a prova muitíssimo bem, pois já sabíamos há muito tempo que são homens e mulheres de ferro, mesmo aqueles que estrearam na prova. Foi emocionante ver a garra de todos, a alegria, a concentração, o foco no objetivo, a superação, a chegada e a comemoração tão merecida.
Certamente tudo que presenciamos, essas lembranças maravilhosas, vão ser assuntos para muitos e muitos posts. Podem esperar uma série "Ironman" nas próximas postagens. Gostaríamos de dividir as emoções que vivemos, todos os acontecimentos que nos marcaram, por mais simples que tenham sido, mas que nos fizeram aprender e crescer.
Lembro de uma cena que me emocionou bastante. Uma coisa muito simples, mas que me marcou.
Passou por nós, partindo para os últimos 10km da prova, o brasileiro Guilherme Manocchio. O Manocchio havia sido o 7º colocado na prova no ano passado, acredito que poucas pessoas o colocavam como um dos favoritos este ano, apesar do excelente resultado anterior, já que a prova estava repleta de "feras" como ele.
Ele passou focado, sem olhar para os lados, acenar ou sorrir. De repente alguém gritou:
- Vamos, Manocchio! É POSSÍVEL!
Uma frase curta. Uma pequena palavra que quer dizer simplesmente "isso pode acontecer".
E aconteceu. O Manocchio foi simplesmente o 2º colocado na prova, ficando atrás apenas do argentino Eduardo Sturla, 4 vezes campeão do Ironman Brasil.
Se as distâncias que os atletas percorrem já nos colocam em dúvida se eles realmente são humanos, o tempo feito pelo Manocchio nos dão a certeza que tratam-se de máquinas ou alienígenas.
Uma pequena palavra: possível. Uma conquista gigante, sem tamanho.
Dias depois li o relato dele no site www.mundotri.com.br. Gostaria de dividir uma parte com vocês:
"Antes achava que era possível, agora sei disso. Não precisa nada além de dedicação, força de vontade e tentativas. Assim é a roda da vida. Espero agora continuar passando o exemplo de que é possível conseguir seus objetivos, sejam físicos, psicológicos ou materiais. Aquele seu emprego dos sonhos, a casa própria, uma família… Se realmente colocar toda a sua energia nisso e se for algo justo aos olhos de Deus você irá conseguir. Por que não?"
É possível, meus amigos!
Um grande abraço a todos!
Um comentário:
Também fomos (eu e o gui) assistir o ironman e ficamos emocionados com o esforço e dedicação de cada atleta. É entusiasmante ver que é possível. Estão todos de parabéns!
Postar um comentário