22 de jun. de 2011

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA


Quem mora em Florianópolis, ou pelo menos já passou aqui, por cantos como Ribeirão da Ilha, Pantussuli, Barra da Lagoa, Ritavari, entre outros, sabe. O manezinho (nativo de Florianópolis) tem um jeito de falar bem engraçado.
Os brasileiros vão dizer que o manezinho, com de seu sotaque engraçado, fala errado. Na Europa isso é lindo, chama-se dialeto!  
Aqui (em Floripa) lagartixa é LARGATIXA. E cadarço é CARDAÇO. Não intendessi, ixtepô? Vai pegá um livro e inxtudá, maledocado.  
E é sobre o CARDAÇO que quero falar hoje.  
O pessoal que treina comigo me sugeriu trocar o CARDAÇO do tênis por um elástico. As vantagens:  
- Não desamarra durante a corrida;  
- Na transição entre o ciclismo e a corrida, numa prova de triathlon, você ganha tempo, haja vista que não precisa amarrar o tênis.  
Mas aonde comprar um elástico? Sugeriram-me ir a uma loja de aviamentos no centro.
Fui à Rua Conselheiro Mafra e lá encontrei uma dessas lojas. A loja tinha uma porta relativamente pequena, uns dois metros de largura, mas era enorme. Caminhei até o final, onde tinha um balcão. Olhei para o lado e só vi umas senhoras comprando tudo que era coisa: linha para costura, agulha para crochê, sei lá mais o quê. Era um ambiente que eu nunca tinha estado, uma coisa de outro mundo. Prateleiras para tudo quanto é lado, com tecidos e tudo que se pode imaginar.  
Uma moça veio me atender:  
- Prá ti o que que era moço? (com sotaque de manezinha, óbvio)   
- Eu queria um elástico.  
 A moça foi até umas caixas ali atrás do balcão e trouxe um monte de elásticos, desses que as minhas colegas de ensino primário usavam numa brincadeira chamada “pular elástico”.  
- Ah, moça, não era desse que eu queria. Eu queria um de seção circular.  
- SEÇÃO O QUÊ?  
- Não é desse chato, é um “redondinho”.  
- Ah, roliço?  
- Deve ser...  
E era. Saí de lá com meu elástico de seção circular, e a moça deve ter comentado com suas colegas, e certamente todas deram boas risadas.  
Outras vezes já havia refletido sobre termos mais utilizados por determinadas profissões. A mulher deve ter achado que eu era bicha ou um “almofadinha”...
 

Nenhum comentário: