Amigos,
Como vocês sabem, no final de agosto e início de setembro (2011) choveu muito aqui em Santa Catarina. A região mais afetada foi o vale do Rio Itajaí.
Com as chuvas, ocorreram muitos problemas nas estradas desta região, principalmente o deslizamento de encostas.
O governo do Estado enviou para a região um grupo de cinquenta profissionais, entre engenheiros e geólogos, a fim de fazer um levantamento dos danos para o levantamento dos custos para arrumar essas estradas.
Fazendo parte desse grupo, fiquei encarregado de fazer o levantamento na região de Ibirama. Fiquei bastante impressionado com o que vi. Em alguns lugares a estrada simplesmente desapareceu. Em vários lugares a rodovia está em meia pista devido ao deslizamento da encosta (às vezes da estrada junto).
Fiquei impressionado também com a marca da água nas paredes das casas no município de Lontras: 3,0m. Para quem não imagina o quanto é isso, é só imaginar uma casa de dois andares com o segundo andar alagado também. Muita sujeira e as pessoas tirando a lama de suas casas e comércios.
Espero que o governo destine a verba necessária para arrumar um pouco do estrago, já que muitas comunidades estão ilhadas e em outras as pessoas precisam andar mais 40 km em estrada não pavimentada para conseguir sair de lá.
Abaixo algumas fotos para vocês verem.
Um grande abraço a todos!
Henrique







2 comentários:
Realmente impressionante...
Caramba.... que destruição!
Postar um comentário