3 de set. de 2011
Infinito vezes infinito!
"A mulher estava com quarenta semanas de gestação..." disse a minha mãe.
Tive que parar e fazer a conta de quanto são quarenta semanas. Prá mim, que não sou obstetra, gestação se mede em meses. Nove meses, a criança nasce!
É muito engraçado ver como pessoas de diferents áreas utilizam diferentes unidades de medidas.
Para medir distância, por exemplo. Na construção civil utiliza-se o "metro". Já na construção de rodovias, utilizamos as "estacas". Cada estaca tem 20 metros. Tenho uma explicação lógica para isso, outra hora eu conto. Bom, era lógica para quando não existia computador...
E assim vai. Tenho um amigão, descendente de japonês, que usa como medida de distância o milímetro. E não tem nada a ver com ele ser japonês, é porque ele é engenheiro mecânico. Uma parede que eu projete e saia com 3 centímetros a mais não vai gerar grandes problemas. Agora vai fazer uma peça de avião com 30 milímetros a mais! Pode jogar no lixo. Ou então me avisa em qual avião que foi instalada para eu não voar!
Minha irmã, engenheira agrônoma, usa para medir áreas o "hectare". Isso prá mim é um palavrão que só entendo o significado quando faço a conversão: 1 hectare = 100m x 100m.
E também tem a unidade de medida de área do povão brasileiro: o "campo de futebol". É comum ouvirmos notícias deste tipo:
"O incêndio atingiu uma área equivalente a setenta campos de futebol."
Sei lá quantos metros, centímetros, estacas, milímetros, tem de comprimento e largura um campo de futebol. Mas sei que setenta é bastante! Vai falar para o povão a área em hectares...
Bom, esta unidade é clara pelo menos para os brasileiros. Nos EUA a área do incêndio deve ser medida em quadras de róquei, basquete ou campos de beisebol.
Lembrei agora da minha infância. Na infância não se utiliza unidades de medida, mas as crianças entendem a magnitude daquilo que está em discussão:
- Eu sou mil vezes mais forte!
- Eu sou infinito vezes infinito vezes mais!
E a discussão não acabava aí:
- Eu sou infinito vezes infinito vezes infinito vezes mais!
Um grande abraço a todos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
O limite tende ao infinito.....como um engenheiro vê isso??? Eu vejo como o 0,5 que tirei na primeira prova de calculo, depois daquilo parei de achar graça em ser infinito qualquer coisa.....
Abs, Guilherme
kkkkk!
O limite tende ao infinito e a nota tende a zero! Hehehe
Abraço, garoto!
Postar um comentário