Durante nossa viagem, pedi para a Thaís definir Barcelona e Paris em três palavras.
Óbvio que não é possível definir uma cidade em apenas três palavras, principalmente se tratando de Barcelona e Paris. Mas enfim, seriam nossas principais impressões sobre cada uma delas. Vou escrever as minhas três palavras sobre Barcelona, depois a Thaís escreve as dela.
BARCELONA:
1) Acessibilidade. Segundo me disseram, a cidade passou por grandes transformações para receber as Olimpíadas em 1992. O fato é que parece ser uma cidade perfeita para deficientes físicos. Ao contrário de Florianópolis, onde uma pessoa em uma cadeira de rodas não consegue andar por uma quadra, em Barcelona ela tem a mesma mobilidade que uma pessoa que caminha normalmente. Vimos uma pessoa em uma cadeira de rodas tomando um chopp num bar com uns amigos. Quando terminaram, cada um foi para um lado. A pessoa da cadeira de rodas foi embora sozinha, porque lá ela consegue descer a calçada, atravessar a rua, subir a calçada, descer ao subsolo para pegar o metrô, entrar no metrô... Ainda sobre acessibilidade, eu destacaria o próprio metrô da cidade, limpo e com linhas que atendem grande parte da cidade, tendo integração com os trens. Sem falar das ciclovias e bicicletas públicas, onde basta fazer um cartão e colocar créditos para utilizá-las.
2) Gaudí. As obras do arquiteto estão presentes em vários locais da cidade. São simplesmente impressionantes e por isso se tornaram símbolos de Barcelona e são os principais pontos turísticos da cidade.
3) Florianópolis. Sem querer comparar uma cidade com a outra e deixando a parte sobre acessibilidade de lado (de lado e bem longe). Mas ao sentir o calor da temperatura e o calor humano, ao ver o colorido da cidade, lembrei da cidade onde fui criado e que escolhi para morar. Também tem outras coisas em comum, como o idioma espanhol (no caso de Florianópolis o sotaque é argentino e mais observado no verão). Enfim, depois que fomos a Paris, percebi mesmo que Barcelona é diferente, tem o estilo de vida muito mais parecido com o nosso. As pessoas andam com roupas simples, com aquilo que gostam. É uma energia muito boa.




Nenhum comentário:
Postar um comentário