11 de jan. de 2013

Gambiarras e pão durices – Sistema de hidratação para ciclistas

Todos sabemos que durante a prática de exercícios físicos é fundamental nos hidratarmos.

Particularmente quando falamos de ciclismo, existe uma série de maneiras que permitem o atleta levar consigo suas bebidas.

1)    Sistema onde o suporte da garrafa fica junto ao quadro:

Suporte preso ao quadro



2)    Sistema onde a garrafa fica atrás do selim:




Suporte preso ao selim


3)    Mochilas específicas para hidratação (Camelbac):


Mochila de hidratação


No caso de atletas de triathlon de longas distâncias, é muito comum a utilização de sistemas onde a garrafa fica no clip, próxima ao guidão. Isso acaba tornando o sistema bicicleta + ciclista mais aerodinâmico.

Aerodrink


Há um tempo atrás comprei um suporte para colocar atrás do selim. Na época pague 30 reais. O problema é que ele permitia o suporte girar (a garrafa ficava na horizontal). Mesmo com o parafuso que deveria controlar esse movimento estando bem apertado, aos poucos ele afrouxava e a garrafa girava. Além disso, essa liberdade de movimento acabou quebrando meu suporte, como mostra a foto abaixo.


Meu suporte quebrado



Decidi comprar outro igual, pelo baixo preço, e com uma cantoneira de ferro, onde fiz um furo para parafusá-la, limitei este movimento. Resolvido! Nunca mais tive problemas. A garrafa não girava mais e o suporte não quebrava. Fiquei mais de um ano assim, até que um dia, ao guardar a bike no carro, bati com este suporte e ele quebrou.



Cantoneira parafusada (suporte quebrado após guardar a bike no carro)


Pesquisei um sistema da marca X-Lab, chamado de torpedo. Em um site nos Estados Unidos o preço era de uns 100 dólares. Isso dá uns 200 reais, mais impostos, mais transporte, mais lucro do lojista no Brasil...

Torpedo da X-Lab



Claro que a peça é de carbono, o que talvez justifique o preço elevado, mas não justifica um atleta do meu nível investir tanto assim.


Resolvi pegar meu suporte quebrado e tentar montar um sistema parecido, o qual foi batizado de SHIS-Lab (Sistema de Hidratação Super Leve, Aerodinâmico e barato).




Desaparafusar a parte de trás do suporte 

Peças separadas

 Parte de trás separada e desmontada (tem que tirar esses 4 quadradinhos)

Fazer dois furos (onde está o "x") para  prender o restante do suporte. Já existem outros dois furos, fiz esses dois para usar duas braçadeiras.

 
Encaixar as partes dessa maneira. Prender as partes com 2 braçadeiras onde está marcado em laranja. Em azul são os furos onde usei 4 braçadeiras (uma para cada furo) para prender o suporte no clip.

 SHIS-Lab TABAJARA

Tá bom, não ficou bonito, mas gastei só 60 centavos em 6 braçadeiras plásticas... hehehe




Um grande abraço!

Henrique

2 comentários:

Bianca Velloso disse...

rsrsrs! Magaiver! E tudo bem explicadinho com a propriedade de engenheiro! Muito bem!

julianadiasw disse...

kkkkk um legítimo engenheiro...é uma gambiarra que funciona! Adorei o nome Shis-Lab... vai acabar recebendo encomendas dos amigos, te prepara!