12 de jul. de 2013

A idade dos melhores maratonistas da História

 
Volta e meia escuto por aí que atletas mais “experientes” se saem melhor na prática de esportes de resistência. Já os mais novos são mais fortes em competições de “explosão”.

De fato temos vários exemplos de atletas mais velhos com tempos arrasadores em competições de Ironman, fazendo morrer de inveja seus rivais garotões ou até o seu “eu” de anos atrás.

Na verdade isso não se trata de uma estatística, apenas de algumas observações que já fiz. Tampouco sou professor de Educação Física para querer entender ou explicar alguma coisa. Sou só um atleta amador curioso e nada mais!

Mas e na maratona? Como será que é? Será que os melhores corredores são mais velhos?

Movido por esta curiosidade resolvi pesquisar a idade dos atletas que estabeleceram os melhores tempos da História na Maratona Masculina.

Pesquisei os 355 melhores tempos da História, sendo que não consegui a idade de dois atletas.

Importante ressaltar que essa estatística pode englobar o mesmo atleta várias vezes. Por exemplo, se o atleta “A” obteve dois tempos entre os 355 melhores da História quando tinha 28 anos, ele vai contribuir duas vezes para este grupo. E se no ano seguinte, com 29 anos, ele marcou outra marca entre as 355 melhores, seu nome também vai contribuir para o grupo de 29 anos. Ou seja, este mesmo atleta apareceria 3 vezes na lista (2 vezes com 28 anos e 1 vez com 29 anos).

Qual o problema disso? Se tivermos um grande talento, ele pode contribuir para diversas idades diferentes, sendo que o responsável parece ser seu talento e não, necessariamente, sua idade.

De qualquer maneira, o gráfico apresenta uma tendência interessante.








 
 


Algumas observações:

•    A idade de 26 anos foi a que mais apareceu entre os 355 melhores tempos (40 vezes, ou 11,4%);
•    O gráfico mostra, nitidamente, que entre os 355 melhores tempos, a faixa de idade que mais aparece é 25 a 28 anos;
•    Apenas 2 tempos da lista foram obtidos com 18 anos (idade mais baixa);
•    Apenas 1 tempo da lista foi obtido com 38 anos (idade mais alta).

Outras observações:

•    O recorde mundial foi obtido pelo queniano Patrick Makau Musyoky, em 2011, quando tinha 26 anos (tempo de 2h03min38s);
•    O segundo da lista é o também queniano Wilson Kipsang Kiprotich, com o tempo de 2h03min42s, estabelecido em 2011, quando tinha 29 anos;
•    O terceiro da lista é o etíope Haile Gebrselassie, com o tempo de 2h03min59s, estabelecido em 2008 quando tinha 35 anos de idade.

Claro que estamos falando de altíssimo nível do esporte mundial, os melhores da História.

Para nós, meros mortais, continuo com a mesmo opinião de sempre: nunca é tarde para começar e buscar um estilo de vida mais saudável e mais alegre.

O esporte nos proporciona muito mais que a manutenção da forma física. Praticando esportes fazemos amigos e somos mais felizes. É só dar o primeiro passo para a mudança de vida.

Nenhum comentário: