19 de ago. de 2012

Professor Rex


Hoje enquanto pedalava com meu amigo Cláudio, ele me contava sobre seu novo “filho”. Na verdade, um cachorrinho que está com ele há poucos dias.
Ele me falava que, apesar de ser novo na casa, o cachorrinho já fica contente quando simplesmente ouve a sua voz.

O Cláudio tem uma filhinha pequena, e falávamos sobre a importância da criança conviver com um animal de estimação. Acredito que o bichinho pode ensinar muitas coisas para a criança.

Entre as tantas coisas pelas quais sou grato à minha mãe, entre as tantas coisas que ela me proporcionou na minha infância, está permitir que eu e minhas irmãs sempre convivêssemos com um bichinho de estimação. Foram vários cachorros, que deixaram muita saudade e também muito aprendizado.

Já recebi diversos e-mails, certamente escritos por apaixonados por cachorros, sobre os benefícios de se ter um animal de estimação. Sempre comentam sobre a fidelidade do animal, da alegria dele ao encontrar o dono, etc.

Mas há, ainda, outro grande ponto positivo na convivência com um animal de estimação. Um grande aprendizado que eles proporcionam principalmente para as crianças.

Cachorros podem viver até dezoito, vinte anos. Mas isso é raro. Acredito que a maioria viva entre dez e quinze anos. Tempo bastante para se tornar um membro da família. Tempo bastante para aprendermos a amá-los.
Talvez um dos maiores ensinamentos que os cachorros podem dar às crianças é justamente aprender a lidar com a perda de alguém próximo. Tudo bem, talvez nunca iremos aprender a lidar com isso. Mas essas coisas promovem o amadurecimento das pessoas, e entendo que é muito importante para o desenvolvimento da criança.

Os cachorros são incríveis, nos ensinam tantas coisas a todo o momento. Basta termos a sensibilidade de querer aprender com eles. Ensinam até o último momento da vida deles.

Nenhum comentário: