24 de abr. de 2013

SOBREVIVER NA ÁGUA


Acredito que a natação é a maior dificuldade daqueles que resolvem praticar o triathlon.

Claro que há as exceções, aqueles que já nadavam antes, muitas vezes desde crianças.

Mas a maioria, acredito, começa a praticar o triathlon a partir da corrida, e daí vê a necessidade de aprender a nadar ou, pelo menos, sobreviver na água para depois começar a sua prova.

Já ouvi muitas vezes (e falei) que a natação não era tão importante no triathlon, principalmente quando falamos de provas de longa distância. Talvez porque a natação represente, nesses casos, a menor distância, e onde justamente desenvolvemos a menor velocidade.

No entanto, olhando os resultados do Iroman 70.3 New Orleans, que aconteceu no dia 21 de abril, resolvi fazer algumas análises.

Os resultados dos 10 primeiros colocados da elite foram:



Vamos a algumas das minhas observações e conclusões:

1)    O alemão Andreas Raelert foi, juntamente com o americano Brandon Marsh, o nadador mais rápido. E venceu a prova.

2)    A americana Haley Chura foi a nadadora mais rápida. E venceu a prova.

3)    O campeão Andreas Raelert fez o segundo melhor ciclismo e “apenas” a quarta melhor corrida.

4)    A campeã Haley Chura fez “apenas” o quarto melhor tempo no ciclismo e na corrida.

5)    O ciclista mais rápido da prova, o canadense Trevor Wurtele, ficou com a segunda colocação ao final da prova.

6)    A americana Kristin Andrews fez o melhor ciclismo entre as mulheres, mas ficou com a terceira colocação ao final da prova.

7)    Os melhores corredores nos 21 km foram os americanos Robert Wade (incríveis 1h12min02seg) e Kimberl Schwabenbauer (1h20min57seg), o que lhes rendeu “apenas” a 9ª e 5ª colocação, respectivamente.

Agora algumas outras comparações interessantes, do tipo “e se...”. Vejamos:

1)    A melhor natação da prova masculina (do campeão Andreas Raelert) foi de 23min34seg. Se Trevor Wurtele, que ficou em 2º lugar, tivesse feito esse mesmo tempo, teria ganhado a prova com 2 minutos de vantagem sobre Raelert.

2)    A média dos tempos da natação na prova masculina foi 25min02seg. Se o campeão tivesse feito este tempo (ao invés de 23min34seg), não teria vencido a prova (seria o 2º lugar).

3)    A melhor natação da prova feminina (da campeã Haley Chura) foi de 23min50seg. Se TODAS as dez primeiras colocadas tivessem feito este tempo, Haley seria “apenas” a 3ª colocada. A primeira seria Kristin Andrews (que foi a 3ª), a segunda Kimberl Schwabenbauer (que foi a 5ª). A 4ª seria Amy Marsh (que ficaria apenas 14 segundos atrás de Haley).

4)    A média dos tempos da natação na prova feminina foi 28min32seg. Se a campeã Haley Chura tivesse feito este tempo (ao invés de 23min50seg), não teria vencido a prova. Ficaria “apenas” em 3º lugar, apenas 10 segundos na frente da neozelandesa Joanna Lawn.

Ainda em relação a esta prova, tivemos a participação brilhante de dois grandes triatletas brasileiros na elite: Santiago Ascenço (3º) e Ariane Monticelli (12ª).

Acredito que tudo isso sugira que a natação é sim importante, principalmente quando estamos falando desses grandes atletas de elite, onde existe grande equilíbrio e onde cada detalhe faz a diferença.

Já para os meros mortais, assim como eu, sobreviver na água já está de bom tamanho!

Um grande abraço a todos!

Henrique

Um comentário:

Unknown disse...

Mo kiriiiiidu!!

Tu sempre com as perfeitas percepções!!

Abs